Armação do Pântano do Sul


A Armação integra com a praia do Campeche e Pântano do Sul, o maior complexo pesqueiro de Florianópolis sendo assim, uma praia essencialmente de pescadores que produzem pescado para os mercados locais e centrais do país.

Apesar de ter sido de 1772 a 1910 o grande centro de captura e exploração de baleias, a praia da Armação em Florianópolis hoje também tornou-se uma praia balneária, a mais concorrida do Sul da Ilha.

O fluxo, e a frequência turística na Praia da Armação cresce rapidamente tendo hoje uma boa infra-estrutura para essa finalidade com restaurantes e pousadas.

Com ares de pequena aldeia a praia da Armação, localizada a 25 quilômetros do centro de Florianópolis, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da Ilha, convivendo com o fluxo turístico e dos praticantes de surfe.

O nome Armação vem de um passado não muito nobre da praia, embora essencial ao desenvolvimento da Ilha. Armação era qualquer localidade onde as baleias, já mortas, eram utilizadas para a produção do óleo utilizado na iluminação. Além do óleo, outras partes do cetáceo eram aproveitadas, como a carne, a gordura e até as barbatanas. Com isso, a pesca predatória levou a quase extinção do animal. Tornando-se atualmente um dos maiores redutos das baleias.



.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário